Tipos de Braços

Os braços semi-automáticos são fixados no lado externo do parapeito da sacada, mediante suporte em aço-inox ou alumínio.

Os braços com molas internas (tensores) tencionam o tecido e amortecem eventuais pressões do vento, nesse modelo não há a necessidade de cadarços de segurança.

Para guardar cada braço, basta dar um giro para o lado e encaixa-lo no suporte, o qual também é fixado no parapeito.

Lonas

É bom prestar atenção na hora de escolher o material que vai cobrir o toldo.

 Em relação às lonas, as mais usadas são a sintética e a acrílica.

 A lona sintética é composta de uma tela de poliéster revestida de PVC, com modelos opaco (black-out), translúcido (passa um pouco de luz) e semi-translúcido.

O material é impermeável e, por isso, ideal para toldos expostos à chuva. Além dessa vantagem, é de fácil manutenção.

 A lona acrílica, como o próprio nome diz, é fabricada com fios de fibras desse material. Ela é semelhante a um tecido, o que lhe confere sofisticação e menos retenção de calor. Como esse tipo de lona é somente repelente àágua, e não impermeável, o toldo deve ter bastante inclinação para que o líquido escorra e evite o acúmulo.

 Lembramos que os dois materiais devem receber tratamento anti-mofo e filtro UV (ultravioleta), para não ressecar sob os raios solares.

Pintura Eletrostática

É a pintura de alta produção e fino acabamento, com revestimento em pó nas versões epóxi, poliéster e híbrido. Diferencia-se consideravelmente da pintura com tinta líquida, notadamente nos métodos de aplicação e na residência do filme.

 Ela se caracteriza por fácil aplicação através de um processo eletrostático, não exigindo mão de obra especializada. O pó adere perfeitamente às peças mesmo em pontos de difícil acesso, como cavidades e reentrâncias.

 Após a aplicação quando a peça é submetida ao aquecimento, as partículas de pó aderidas se fundem formando uma película plástica uniforme, com espessuras que variam de 40 a 100 microns. Essa película não amolece mesmo quando submetida a reaquecimento.

 O tempo de cura varia de 10 a 30 minutos, a uma temperatura entre 150oC a 200oC. A pintura com o revestimento em pó a base de resina epóxi, poliéster e híbrido é, portanto, a solução ideal para problemas de decoração e proteção de superfície metálicas, mesmo as mais complexas.

Acabamentos

Nossa costura é eletrônica, feita com sistema de vulcanização, com máquina de solda eletrônica, resultando em  costuras permanentes, de durabilidade tão longa quanto a da lona utilizada.

 A estrutura pode ser de Alumínio ou aço galvanizado.

 Os nossos produtos são feitos sob medida e artesanalmente.

 Os componentes utilizados na fabricação não podem enferrujar com facilidade, por isso recomendam-se estrutura de alumínio e aço inox e pinturas especiais, como a eletrostática, a anodizada e a epóxi.

 Um conselho é seguir o estilo da casa quando se trata de acabamentos (dourados, escovados, envernizados, anodizados,  etc.). Por exemplo, se o parapeito da sacada for bronze, a estrutura do toldo deve manter o mesmo padrão.

Acionamento Elétrico ou Manual?

Nossos toldos podem ter acionamento eletrico ou manual:

No primeiro caso, o acionamento é feito por redutores movimentados por manivelas. Já o automático é feito por um motor cilíndrico embutido no tubo enrolador de toldo, que pode ou não ser acionado por controle remoto.

A lona sintética é composta de uma tela de poliéster revestida de PVC, com modelos opaco (black-out), translúcido (passa um pouco de luz) e semi-translúcido.

 

Existe ainda um tipo de motorização que abre e recolhe o toldo automaticamente por meio de um sensor de células fotoelétricas e de um anemômetro (instrumento para medir a velocidade e a intensidade do vento).

Quando venta muito, por exemplo, ele fecha sozinho, sem necessidade de ser acionado.

Em parceria com a empresa líder mundial de motorização de toldos, oferecemos aos nossos clientes 4 tipos de motorização:

  • Comando individual acionado por meio de um interruptor;
  • Comando por controle remoto acionado a distancia atraves de um transmissor portatil;
  • Comando por sensor de vento. Em presença de vento excessivo, faz com que o toldo se recolha automaticamente, evitando danos à lona ou a estrutura;
  • Comando por sensor de vento e sol marca Soliris. O sistema Soliris permite o acionamento do seu toldo com a máxima proteção e conforto. Em função da intensidade do sol, o seu toldo se abre automaticamente,  em caso de vento intenso o seu toldo se protege fechando-se sem precisar de nenhum tipo de intervenção, ao anoitecer o seu toldo recolhe-se sozinho, e nenhum cabo ou fio é necessário dentro de casa.

Como escolher o tipo de lona para o toldo?

O principal fator para a escolha de lonas para toldos é escolher fazê-lo em PVC, por ele ser leve e maleável.

Entre suas vantagens temos as seguintes:

  • Ele é resistente aos raios UV
  • Permite qualquer cor
  • Possuem alguns revestimentos de proteção, como a seguir:
    • Autoextinguíveis (em caso de incêndio, as chamas não se propagam)
    • Com bloqueio contra raios UV (aditivos conferem maior resistência contra os efeitos dos raios ultravioletas e evitam o desbotamento das cores ao longo do tempo)
    • Fungicidas (aditivos que evitam a formação de bolores e manchas provocadas por fungos)
    • Antioxidantes evitam o surgimento de manchas ferruginosas
    • Aditivos (a sujeira junto com à poluição, produz efeitos negativos à estética e à translucidez, podendo danificar o revestimento e diminuir a vida útil da lona)
    • Acrescentar uma camada de verniz ou laca ao revestimento (O verniz não é somente designado para proteção da lona dos raios UV, mas também melhora ascaracterísticas autolimpantes; um dos materiais utilizados para isto é o Tedlar).

Se voce escolher a lona do seu toldo levando em consideração as recomendações acima, certamente terá um toldo com excelente vida util, permitindo que a troca da lona se faça num periodo muito maior do que o normal.

Para melhorar a vida util da lona do seu toldo, sugerimos que a limpeza da lona seja feita a cada 3 semanas ou 4 semanas e usando detergente neutro.

Uma boa escolha do tipo de lona e a limpeza do toldo a cada 3 ou 4 semanasdarão uma vida util muito maior para o seu toldo.

Os Toldos podem ser em plásticos transparentes?

O Toldo cristal, conhecido como “cortina transparente “, é indicado para fechamento de ambientes que necessitem de proteção contra o frio, o vento e a chuva moderada, sem perder a visibilidade, pois sua principal característica é a transparência.

O toldo cristal não tem a trama interna, portanto, as suas qualidades mecânicas são limitadas e inferiores às da lona de PVC.

Se for recolhido molhado e permanecer fechado por algum tempo, a água não tem como evaporar e “penetra” no cristal, deixando-o com uma característica “leitosa” – esbranquiçada.

Este esbranquiçado desaparece completamente após algum tempo com o Toldo aberto “tomando sol”.

A confecção do toldo cristal é feita de duas maneiras:

 Solda na horizontal:

Menor numero de soldas, porém poderá haver encolhimento na largura após algumas semanas, pois o produto não possui trama interna. Devido a energia estática gerada pelo atrito no enrolamento e a superfície extremamente lisa, o toldo Cristal “gruda” se ficar enrolado por varias horas.

 Solda na vertical: (recomendável)

Haverá soldas em média a cada 1,35m e são usadas faixas inteiras.

No centro ou nas extremidades haverá uma faixa menor de acordo com o aproveitamento do material. Nas laterais, haverá reforço em Cristal (igual a emenda) de 2,5 cm. Na solda no sentido vertical não existe o encolhimento, porém, ao abrir o toldo cristal aparecerão ondulações nas mesmas, as quais desaparecerão em alguns minutos.

Em comparação a solda horizontal, essa forma “gruda” menos quando enrolado.